IR 2016 – Novas Regras

IR 2016IR 2016 – Você sabe quais são as novidades ?

Este ano o governo mudou consideravelmente alguns itens, além das regras gerais herdadas do exercício anterior, as novidades do IR 2016 para as Pessoas Físicas são:

  • Obrigatoriedade de informar o CPF dos dependentes e alimentandos com 14 (quatorze) anos.
  • CPF do cônjuge ou companheiro (a) no cadastro inicial.
  • Profissionais das áreas de saúde (médicos, psicólogos, fisioterapeutas) de odontologia e de advocacia) informando o N. Profissional, que recebem rendimentos de pessoas físicas terão que informar à Receita o CPF dos clientes para os quais prestaram serviços especificamente (antes o valor era informado de forma global). “Trata-se de um mecanismo que evita que contribuintes que tenham despesas médicas altas, por exemplo, tenham sua declaração retida em malha”.
  • Quem é autônomo informar o NIT, (obs: a novidade é que a previdência poderá cobrar tais rendimentos dos autônomos que não recolheram INSS).

Saiba mais sobre as regras do IRPF 2016:

Tabela de obrigações do Imposto de renda 2016

Ou se preferir você pode acessar direto no site da receita da fazenda, basta clicar aqui.

Para fazer o download do programa para 2016, clique aqui.

Todos os anos os jornais de grande circulação do país informam que o brasileiro deixa para elaborar sua declaração quando está terminando o prazo de entrega, ocasionando stress, correria, muitas vezes a perda do prazo, consequentemente trazendo danos financeiros para o contribuinte. Este ano a Mcont Assessoria contábil lhe convida a mudar este quadro, que tal fazer diferente ? Para facilitar o seu trabalho clique aqui, imprima (ou faça download em pdf) o check list verifique se você possui todos os documentos necessários para a elaboração da declaração.

Caso ainda haja alguma dúvida sobre este serviço entre em contato conosco, nossa equipe terá o maior prazer em atendê-lo(a). E… se você precisar de um contador profissional e capacitado para elaborar sua declaração de IR 2016, conte conosco, estamos há 15 anos atendendo clientes em Rio Claro-SP e região.

atenciosamente,

Miriam Gasbarro.

IR 2016 – Novas Regras
5 / 1 voto[s]